quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Status Social

A palavra é derivada do vocabulário jurídico e no direito romano designava a situação jurídico-social do indivíduo como homem livre ou escravo(status libertais), como cidadão romano e estrangeiros(status civitatis) ou como filho legítimo de uma família legalmente constituída ou não(status familiae).Já os romanos, pois,empregavam a palavra para designar hierarquia, tanto que a perda da condição de homem livre,ou seja: a escravização,era, para o romano a papitis deminutio(redução) de cabeça) máxima,enquanto a perda da cidadania romana era média e ada condição de agnado(perente pelo lado masculino ou paterno)de uma família legalmente constituída era capitis deminutio minima.
Aí está a origem do conceito que o sociólogo tomou ao jurista e aplicou para designar a posição do indivíduo nas hierarquias sociais.
Intimamente ligado ao status está o papel.Por isso costuma-se dizer que o papel é a dimensão dinâmica do status. Entretanto,não se confundem os dois conceitos,há roles(papeis)que dão Status, isto é,que colocam o indivíduo mais alto na hierarquia da estratificação.Historicamente,há papéis que ascenderam em seus status. Por exemplo: o médico e o artista, que hoje têm um status bastante importante e que nas sociedades aristocráticas do passado que tinham status igual ao de cervo.

*por Luísa Leotty

Nenhum comentário:

Postar um comentário