terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Administração no Brasil (MAYZ)

  • A história da administração no Brasil não é muito longa, em 1952, ano em que se iniciou o ensino de Administração no Brasil, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano, em Administração, onde os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881.
    O ensino de Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país, marcado por dois momentos históricos distintos. O primeiro, pelos governos de Getúlio Vargas, representativos do projeto "autônomo", de caráter nacionalista. O segundo, pelo governo de Juscelino Kubitschek, evidenciado pelo projeto de desenvolvimento associado e caracterizado pelo tipo de abertura econômica de caráter internacionalista.
    O surgimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a criação da FEA-USP marcaram o ensino e a pesquisa de temas econômicos e administrativos no Brasil, contribuindo para o processo de desenvolvimento econômico do país.
    Essas informações foram obtidas através do Conselho Federal de Administração e Guia do Estudante. Por mais que muitos ainda disvalorizem, a função do administrador é muito importante porque se todos fizessem o que o administrador deve fazer numa organização ficariam muito sobrecarregados e estressados, por isso houve essa separação do curso de administração das outras profissões. Está certo pensar que o administrador deve se preocupar em se especializar em alguma área específica para exercer o cargo, as vezes até ser técnico em aguma profissão diferente pra isso, mas é errado pensar que qualquer um pode exercer a função de administrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário