quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Administração,ciência de nossa vida.

Quando se entra na faculdade,claro,uma nova fase começava.O estudo da Administrção é um emaranhado de assuntos:Políticos,Filósoficos,Sociais,Econômicos,etc.Dentre esses todos possuem suas funções ímpares para que o administrador tenha uma gama de conhecimentos que fazem com que este possa comandar,gerir,demonstrar poder para que haja respeito por parte dos seus colaboradores e perante a sociedade como um todo.
Um administrador enfoca todas as ciências estudadas,e terá de executá-las da melhor maneira possível,para garantir lucros,gerar renda,ter resultados eficazes de seus funcionários,aplicar políticas dentro de sua empresa,valorizar o funcionário,enfim,tudo o que for possível para que haja sucesso em sua gerência.

*Por Tathiana Rodrigues

Motivação na Empresa

Para que uma pessoa trabalhe de maneira eficiente e seja eficaz é preciso que esteja motivada a fazer seu trabalho.Isso se dá através de empenho do grupo que está a seu redor,da política da empresa,da valorização que seu gestor empenha nesse colaborador.
Quando se trabalha em equipe,todos estão se motivando e objetivando fazer um ótimo trabalho,cada um se ajuda para que todos estejam em equilíbrio;em relação a política da empresa,o colaborador tende a se familiarizar com ela,cumprir suas normas,deveres,responsabilidades,e para que ele tenha vontade de fazer isso é preciso qua haja algum fator importante,como uma gratificação,fora o salário,e/ou até
um valorização simbólica,e aí entra o Gestor que irá aplicar de maneira coerente,responsável e mereçedora.
Por isso a motivação no ambiente de trabalho é primordial para que haja resultados bons e que também se torne um lugar em que o colaborador se sinta bem.

Por Tathiana Rodrigues

Gestão de Pessoas (Luísa)

O conceito de gestão é Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho (Fisher e Fleury (1998), mas não é só isso que acontece. Na gestão de pessoas observamos que existem muitas particularidades de indivíduo para indivíduo, atualmente é muito bom para uma empresa trazendo diversidade de idéias e mais informação, por isso é preciso ter bastante dinamismo para gerir pessoas tentando sempre comprender a visão do outro nesse caso.

Gestão de Pessoas (Mayz)





  • Numa gestão de pessoas não podemos esquecer que é preciso fazer a gestão por competências implementando ações que permitam conhecer, potencializar e integrar a gestão das competências individuais e institucionais, isso tudo objetivando a auto-realização das pessoas dentro da organização e o trabalho sendo realizado de forma mais satisfatória para toda a equipe organizacional.

Sustentabilidade:Biofábricas

Um novo ramo da empresa ganha força no mercado hoje,são as Biofábricas. Esse tipo de empresa tem por enfoque a utilização de recursos tecnológicos e o uso de bens naturais.No Distrito industrial de Manaus,existe já um investimentos em biosustentação,principalmente porque aqui se concentra a mais densa floresta do mundo.
O exemplo do uso desses recursos são as empresas de cosméticos e automobilística.As empresas cosméticas usam plantas e óleos para a pele,que são manipulados nas industrias e a embalagem que é utlizada em forma de refil que tem menos custos e polui menos.Na área automobilística já há o uso de plantas,como exemplo o Curauá que encontrado principalmante no Amazonas para a fabricação de paineis para carros,e ainda tem suas utilidade para outros como exemplo, papel,tecidos e artesanatos.
Com isso a indústrias fazem o Benchmarck Natural,que é a adequação das práticas executadas no processo produtivo do ecossistema.O novo administrador deve aprender com o processo de produção natural, e que nós possuímos um dos maiores laboratórios naturais do mundo,e saber usá-lo é nitidamente importante para a sustentação do mundo.

por Tathiana Rodrigues.

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA (Mayz)





  • Essa área atualmente é muito explorada no mercado de trabalho de várias formas diferentes porque a ocupação da pessoa no cargo vai depender muito do lugar onde ela for trabalhar. Por exemplo se você quer ser gerente adm. de construções civis vai ter que se especializar nos assuntos referentes a construções da forma que preferir porque hoje o mercado de trabalho não tem axigído mais certificado de cursos o que vale é o real conhecimento aplicável que a pessoa tem ou adquiriu no estudo.

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA 2 (Mayz)

  • Na Funpec ( Fundação Rio Grandense de pesquisa e cultura da Universidade Federal) mostra no artigo 19 e 20 as funções da Gerência Administrativa. Porque a gerência adm. é muito importante numa organização, uma organização sem ser gerida por alguém, ou uma equipe tende a ir de mal a pior porque não vai haver organização de fato.

Competição (MAYZ)




  • Falando novamente do MT podemos dizer que a administração pública estava provando que pode ser melhor do que a privada valorizando assim o Estado, por isso passou por duas reformas administrativas. A primeira aconteceu em 1979, quando foi introduzido no estado o conceito de Administração Sistêmica, no qual as áreas meio, chamadas de "cabeça de sistema" - Planejamento, Administração e Fazenda - passavam a coordenar áreas específicas dentro dos órgãos das áreas fins.

Sustentabilidade na Administração

Sustentabilidade é um dos fatores primordiais no mundo de hoje.O enfoque que se dá a esse assunto,é pois sua importância é principalmente para aréa ambiental,utilizando Produtos Ecologicamante Corretos tento a visão futurista de lucros e bens sociais.
Para que isso ocorra é preciso ter uma vasta gama de conhecimentos,para desempenhar o papel é necessário um gestor qualificado que poderá indicar,melhorar e ensinar seus funcionários a utilizar esses recursos renováveis,um exemplo disso é deixar de usar sacos plásticos e priorizar uso de sacos que não poluam tanto,tentar também utilizar menores custos energéticos,e assim diminuir o custos como um todo.
O foco desse estudo deveria vir da faculdade,tento por exemplo,uma matérias que vise a Sustentabilidade,é aprimore futuros administradores para a prática desse conceitos,buscando tanto o lucro da empresa e a visão social que é um fator ímpar na sociedade hoje.

por Tathiana Rodrigues.

Competição Administrativa (MAYZ)



  • A competição existe na administração porque uma administração sempre quer mostrar que o seu trabalho pode ser mais valorizado do que a outra. Por exemplo a Administração Pública Gerencial do Mato Grosso passa a ser a coordenadora da ação conjunta em direção à resolução dos problemas da comunidade e a busca de resultado com ela e não para ela, e uma das características desse modelo é a competição administrativa no interior do próprio estado.